O primeiro Xbox - Lançamento

O Xbox foi anunciado oficialmente na Game Developers Conference em 10 de março de 2000. O público ficou impressionado com a tecnologia do console. No momento do anúncio de Gates, as vendas do Dreamcast estavam diminuindo e o PlayStation 2 começava a ser vendido no Japão. Gates estava em negociações com o presidente da Sega, Isao Okawa, sobre a possibilidade do Xbox ter retrocompatibilidade com os jogos do Dreamcast, mas as negociações desabaram sobre se o serviço on-line SegaNet deveria ou não ser implementado.

O Xbox foi oficialmente revelado ao público por Gates e o lutador profissional convidado The Rock na CES em Las Vegas em 3 de janeiro de 2001. A Microsoft anunciou as datas e preços de lançamento do console na E3 do mesmo ano que ocorreu em maio. A maioria dos títulos de lançamento do console foram revelados na E3, sendo os mais notáveis Halo: Combat Evolved e Dead or Alive 3.

Devido à imensa popularidade dos consoles no mercado japonês, a Microsoft atrasou o lançamento do Xbox na Europa para focar-se no Oriente. Mesmo adiado, o lançamento europeu foi mais bem sucedido do que no Japão. Apesar de ter prometido o lançamento do Xbox no Brasil até o primeiro semestre de 2003 (e, depois, no segundo semestre), a Microsoft não chegou a disponibilizar oficialmente o produto no país. Em terras brasileiras, só podia ser encontrado através de importadores e no mercado paralelo. A primeira iniciativa oficial ocorreu apenas em dezembro de 2006, quando a Microsoft lançou o Xbox 360 no Brasil.

Alguns dos planos da Microsoft se mostraram efetivos. Em preparação para o seu lançamento, a Microsoft adquiriu a Bungie e utilizou o Halo: Combat Evolved como título de lançamento. Na época, GoldenEye 007 de Nintendo 64 tinha sido um dos poucos FPS de sucesso em consoles, bem como títulos como Perfect Dark e Medal of Honor. Halo: Combat Evolved provou ser uma bom apelo comercial para impulsionar as vendas do Xbox. Em 2002, a Microsoft alcançou o segundo lugar no número de consoles vendidos na América do Norte. O serviço Xbox Live deu à Microsoft um ponto inicial no jogo online e ajudaria o Xbox a se tornar um concorrente relevante para outros consoles de sexta geração.

Fonte

Comentários