Combat Evolved é um jogo de tiro no qual os jogadores experimentam a jogabilidade em um ambiente 3D quase inteiramente de uma visão em primeira pessoa (FPS). O jogador pode se mover e olhar para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. O jogo apresenta veículos, desde jipes e tanques blindados à hovercraft e aeronaves alienígenas, muitas das quais podem ser controladas pelo jogador. O jogo muda para uma perspectiva de visão em terceira pessoa durante o uso do veículo para o piloto e operadores de armas; os passageiros mantém uma visão em primeira pessoa. O heads-up display do jogo inclui um "rastreador de movimento" que registra aliados em movimento, inimigos em movimento ou atirando, em um determinado raio do jogador.
O personagem do jogador é equipado com um escudo de energia que anula danos causados por disparos de armas e impactos fortes. A carga do escudo aparece como uma barra azul no canto do heads-up display do jogo, e ele recarrega automaticamente se nenhum dano é sofrido por um breve período. Quando o escudo está totalmente esgotado, o jogador se torna altamente vulnerável, e mais danos reduzem os pontos de vida do seu medidor de vida. Quando este medidor de vida chega a zero, o personagem morre e o jogo recarrega a partir do último ponto de controle salvo. A vida pode ser reabastecida através da coleta de pacotes de vida espalhados por todos os níveis do jogo, mas a introdução no jogo de um escudo se regenerando representou uma mudança nos jogos FPS da época.
O arsenal de Halo consiste de armas de ficção científica. O jogo foi elogiado por dar a cada uma das armas um propósito único, tornando assim cada uma delas útil em diferentes cenários. Por exemplo, armas de plasma precisam de tempo para esfriar, se disparadas muito rapidamente, mas não podem ser recarregadas e devem ser descartadas após o esgotamento de suas baterias, enquanto que as armas de fogo convencionais não superaquecem, mas requerem recarga e munição. Em contraste com os grandes estoques de armas de jogos contemporâneos de FPS, os jogadores de Halo podem carregar apenas duas armas ao mesmo tempo, exigindo uma estratégia de gerenciamento de armas de fogo.
Halo se afasta dos conceitos tradicionais de FPS por não forçar o personagem do jogador a colocar a arma de fogo no seu coldre antes de lançar granadas ou instrumentos contundentes corpo a corpo; em vez disso, ambos os ataques podem ser utilizados enquanto uma arma ainda está equipada, substituindo ou complementando o disparo de armas pequenas. O Master Chief também pode transportar até oito granadas ao mesmo tempo: quatro de fragmentação e quatro granadas de plasma. Assim como outras armas do jogo, estes dois tipos de granadas possuem diferenças; a granada de fragmentação rebate e detona rapidamente, enquanto que a granada de plasma gruda nos alvos antes de explodir.
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