Em 1998, quatro engenheiros do DirectX da Microsoft, Kevin Bachus, Seamus Blackley, Ted Hase e o líder da equipe DirectX, Otto Berkes, desmontaram alguns notebooks da Dell para construir um protótipo de console de videogames baseado no Windows. A equipe esperava criar um console para competir com o PlayStation 2 da Sony, que estava atraindo desenvolvedores de jogos da plataforma Windows. A equipe se aproximou de Ed Fries, líder do negócio de publicação de jogos da Microsoft na época, e apresentou seu console "DirectX Box" com base na tecnologia de gráficos DirectX desenvolvida pela equipe de Berkes. Fries decidiu apoiar a idéia da equipe de criar um console baseado no DirectX.
Protótipo do Xbox |
Durante o desenvolvimento, o nome original DirectX Box foi reduzido para Xbox. O departamento de marketing da Microsoft não gostou do nome Xbox e sugeriu muitas alternativas. Durante o teste de foco, o nome Xbox foi deixado na lista de nomes possíveis para demonstrar quão impopular ele seria com os consumidores. No entanto, o teste do consumidor revelou que o nome Xbox foi preferido de longe em relação aos outros nomes sugeridos e "Xbox" tornou-se o nome oficial do produto.
Ele foi o primeiro console de videogames da Microsoft depois dela colaborar com a Sega para portar o Windows CE ao Dreamcast. A Microsoft repetidamente atrasou o console, que foi mencionado pela primeira vez publicamente no final de 1999, durante entrevistas com o ex-CEO da Microsoft, Bill Gates. Na época ele afirmou: "queremos que o Xbox seja a plataforma escolhida para os melhores e mais criativos desenvolvedores de jogos do mundo".
Comentários
Postar um comentário