"Metroid" é uma aglutinação das palavras "metro" e "android". Foi co-desenvolvido pela Intelligent Systems e pela Nintendo Research & Development 1, uma divisão de desenvolvimento da publicadora Nintendo, e produzido por Gunpei Yokoi. Metroid foi dirigido por Satoru Okada e Masao Yamamoto (creditado como "Yamamoto"), e sua trilha sonora foi composta por Hirokazu Tanaka (creditado como "Hip Tanaka"). O cenário foi criado por Makoto Kano (creditado com seu sobrenome), e o desenho de personagens foi feito por Hiroji Kiyotake (creditado com seu sobrenome), Hirofumi Matsuoka (creditado como "New Matsuoka"), e Yoshio Sakamoto (creditado como "Shikamoto"). O desenho da personagem de Samus Aran foi criado por Kiyotake.
A produção foi descrita como um "ambiente de trabalho muito livre" por Tanaka, que afirmou que, embora sendo o compositor, também contribuiu para a parte gráfica e ajudou a nomear áreas. Parcialmente durante o desenvolvimento, um dos desenvolvedores perguntou aos outros: "Ei, não seria legal se afinal a pessoa dentro do traje fosse uma mulher?" Essa ideia foi incorporada ao jogo, embora o manual de instruções em inglês do jogo use apenas o pronome masculino "ele" em referência a Samus. Sakamoto citou Alien, filme de terror de 1979 de Ridley Scott, como uma "grande influência" depois da criação do mundo de ambientação do jogo. A equipe de desenvolvimento foi influenciada pela obra do desenhista de criaturas do filme, H. R. Giger. Contudo, alguns problemas da equipe, que ameaçavam a entrega do jogo dentro do prazo, forçaram os superiores de Sakamoto a "convida-lo a participar" ativamente no desenvolvimento, na esperança de que sua experiência prévia pudesse ajudar a equipe. Sakamoto afirmou que descobriu uma maneira de contornar o tempo e os recursos limitados para aproveitar os recursos de jogo já existentes "para criar variação e uma experiência emocionante".
Tanaka disse que queria fazer uma trilha sonora que fizesse os jogadores se sentirem como se estivessem encontrando um "organismo vivo" e não fizesse distinção entre música e efeitos sonoros. O único momento em que um tema melódico é ouvido é quando Mother Brain é derrotado para que o jogador sentisse uma catarse vitoriosa ao final. Durante o resto do jogo, as melodias são mais minimalistas, porque Tanaka queria que a trilha sonora fosse diferente das músicas pop "melodiosas" encontradas em outros jogos da época.
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