O jogo conta a história de um cientista chamado Wilson, que se vê num mundo escuro e sombrio e precisa sobreviver o máximo que conseguir. Para isso, o jogador deve manter Wilson saudável, bem alimentado e mentalmente estável, evitando os inimigos sobrenaturais e surreais que tentam atacá-lo e devorá-lo. O modo "Aventura" acrescenta uma certa profundidade ao enredo, antagonizando Wilson contra um vilão chamado Maxwell.
Don't Starve foi o primeiro jogo da Klei do gênero sobrevivência. O jogo foi influenciado por Minecraft, que iniciou a popularização desse conceito, e também pelo cineasta Tim Burton. A crítica especializada recebeu bem o jogo, elogiando seu estilo de arte original, sua música e sua variabilidade de mortes do jogador, sendo que os principais defeitos apontados resumiram-se na dificuldade do jogo e a implementação de morte permanente.
Don't Starve é um jogo do gênero de ação e aventura, com elementos de jogos de sobrevivência e roguelike. As interações com elementos do jogo e o combate ocorrem com o teclado, enquanto outras atividades, como a criação de itens, podem ser manipuladas pelo mouse. Os controles são adaptados dependendo do sistema que o jogador está utilizando. O objetivo do jogo é sobreviver o maior tempo possível, sendo contadas pelo número de dias fictícios do jogo, equivalentes a oito minutos no mundo real.
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