Eiji Aonuma é um projetista, diretor e produtor japonês de jogos eletrônicos que trabalha para a Nintendo, sendo mais conhecido por suas várias contribuições para a franquia The Legend of Zelda.
Aonuma frequentou a Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio, onde se formou em design, trabalhando em figuras mecânicas em movimento. Ele se formou em 1988.
Depois de se formar, ele fez uma entrevista de emprego na Nintendo. Aonuma conheceu Shigeru Miyamoto durante a entrevista e mostrou amostras de de seu trabalho na faculdade. Quando ele conseguiu um emprego na Nintendo, no entanto, ele nunca havia jogado um videogame antes, pois cresceu sem videogame quando criança. Ele perguntou sobre video games para sua namorada, e ela apresentou-o a dois jogos de Yuji Horii, Dragon Quest do Famicom e Portopia Serial Murder Case (1983) do PC-8801, que foram os primeiros jogos eletrônicos que ele jogou. Seus primeiros projetos envolveram design gráfico, criando sprites para os jogos do Nintendo Entertainment System, como o NES Open Tournament Golf de 1991. Aonuma foi diretor de desenvolvimento em Marvelous 1996: Mouhitotsu no Takarajim para Super Nintendo Entertainment System.
Em um ato que Aonuma atribui à sua posição na equipe Marvelous, Miyamoto recrutou Aonuma para se juntar à equipe de desenvolvimento da série Zelda. Ele passou vários anos como um dos principais designers da série The Legend of Zelda: The Legend of Zelda: Ocarina of Time e sua sequência The Legend of Zelda: Majora's Mask, ambos para o Nintendo 64; e The Legend of Zelda: The Wind Waker, o primeiro jogo Zelda para o GameCube. Depois do The Wind Waker, Aonuma pensou em mudar para outros projetos, mas foi convencido por Shigeru Miyamoto a continuar com a série Zelda.
Ele então liderou a produção de The Legend of Zelda: Twilight Princess, o segundo grande jogo Zelda lançado para o GameCube e um jogo de lançamento para o Wii. Em seguida, ele produziu uma sequência de The Wind Waker para o Nintendo DS, The Legend of Zelda: Phantom Hourglass, seguido por outro título do Nintendo DS, The Legend of Zelda: Spirit Tracks. Ele também produziu Link's Crossbow Training e The Legend of Zelda: Skyward Sword para o Wii, The Legend of Zelda: A Link Between Worlds para o Nintendo 3DS, e The Legend of Zelda: Breath of the Wild para o Nintendo Switch e Wii U.
Em novembro de 2016, a Aonuma recebeu o Lifetime Achievement Award no Golden Joystick Awards. Além de produzir jogos Zelda, Aonuma toca percussão como membro de uma banda de metais que ele fundou com outros cinco em 1995, conhecido como The Wind Wakers, em homenagem ao jogo de mesmo nome. A banda é composta por mais de 70 funcionários da Nintendo que realizam quatro concertos por ano.
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