Quem é Tom Kalinske?

Thomas "Tom" Kalinske (nascido em 17 de julho de 1944) é um empresário americano, mais conhecido por ter trabalhado para a Mattel de 1972 a 1987, onde foi creditado por reviver as marcas Barbie e Hot Wheels, lançando Masters of the Universe, então sendo promovido a CEO de 1985 a 1987. Em seguida, ele foi CEO da Matchbox e, em seguida, foi recrutado para ser o presidente e CEO da Sega of America, Inc. de 1990 a 1996, e o CEO e COB da Leapfrog 1997-2006. 

Suas agressivas decisões de marketing durante seu tempo na Sega, como quedas de preços, anúncios de ataque anti-Nintendo e a famosa campanha de TV "Sega Scream", são frequentemente citadas como elementos-chave para o sucesso do console de videogame Genesis. Ele é atualmente o presidente executivo da Global Education Learning, uma empresa dedicada à educação infantil na China.

A educação de Kalinske inclui um diploma de bacharel em ciências na University of Wisconsin em 1966, um MBA na University of Arizona em 1968 e frequentar a Strategic Management Harvard Business School em 1976.

Anteriormente, Kalinske foi CEO e presidente da empresa de brinquedos educacionais, Leapfrog, que cresceu para mais de US $ 600 milhões em receita, tornando-se a maior empresa de brinquedos educacionais dos Estados Unidos. Ele foi presidente da Knowledge Universe, uma empresa na qual Mike Milken e Larry Ellison investiram US $ 250 milhões cada um com o propósito de usar a tecnologia para melhorar a educação. De acordo com a revista Oregon Business em 2011, a empresa era "a maior provedora privada individual de serviços de educação infantil no país", com 40.000 funcionários em três continentes e a maior participação de mercado no Reino Unido, Malásia e Cingapura. Muitas empresas de educação saíram do Knowledge Universe, incluindo LeapFrog, Knowledge Beginnings (a maior rede de pré-escolas dos EUA), Spring Plc e Vistage (Educação Executiva).

Enquanto Kalinske era CEO da Sega of America, a empresa cresceu de $ 72 milhões para mais de $ 1,5 bilhão e o valor de mercado da Sega cresceu de menos de $ 2 bilhões para mais de $ 5 bilhões. Suas estratégias de mercado foram citadas como a chave fator para quebrar o domínio da Nintendo na indústria de videogames. Os sistemas Genesis e Game Gear foram muito bem-sucedidos nessa época. 

Mais tarde, o fracasso comercial do console de videogame Sega Saturn nos Estados Unidos foi exacerbado pelo anúncio da Sega durante a E3 de 1995 de que o sistema estava disponível em lojas selecionadas com efeito imediato, em vez da data planejada de 2 de setembro de 1995, que havia sido apelidada de “Saturnday ”. Kalinske era geralmente contra o lançamento do Saturn mais cedo, mas foi forçado a fazê-lo pela Sega Enterprises, Ltd. Com poucos jogos e consoles em estoque, os varejistas pré-selecionados simplesmente não estavam prontos para começar a distribuir a máquina, e aqueles que ficaram de fora no início, ficaram tão ofendidos com este movimento que se recusaram a distribuir o Saturn.

Kalinske não era fã da arquitetura do Saturn, e mais tarde foi citado dizendo que acreditava que ninguém seria capaz de comercializar o console com sucesso. Depois de ter apresentado sua renúncia da Sega em 15 de julho de 1996, para entrar em vigor em 30 de setembro, Isao Okawa, que era dono da Sega na época via CSK, entrou em contato com ele e o convidou para trabalhar com a Fundação Okawa. Kalinske permaneceu no conselho de diretores da Sega após sua renúncia.

Em 11 de julho de 2006, Kalinske deu uma entrevista exclusiva ao Sega-16 por meio de uma conversa telefônica de uma hora, refletindo sobre seus dias na Sega. Kalinske é citado várias vezes no artigo de 2009 da IGN "IGN Presents the History of SEGA", e extensivamente em trechos de entrevistas em The Ultimate History of Video Games por Steven Kent.

Kalinske atuou no conselho de diretores da Toy Manufacturers of America por doze anos. Ele serviu no Conselho da Blackboard 2005-2012. Atualmente, ele atua no Conselho do Cambium Learning Group, no Conselho da Genyous (uma empresa de desenvolvimento de medicamentos contra o câncer) e no Conselho do WCEPS (Wisconsin Center for Educational Products & Services). Ele é conselheiro emérito da UW Business School e da University of Arizona Eller School of Management, e é vice-presidente da LeapFrog Inc.

Fonte

Comentários