O site Science Focus fez um artigo abordando o sucesso de Animal Crossing, vamos agora discorrer dos principais pontos levantados pelo autor.
No que diz respeito aos jogos da Nintendo, Animal Crossing não é talvez tão conhecido fora dos círculos de jogadores como Super Mario, Pokémon ou The Legend of Zelda. No entanto, a última versão do game, New Horizons, tornou-se uma espécie de fenômeno neste novo mundo preocupante em que nos encontramos.
Se você ainda não conhece, New Horizons é um jogo de simulação de vida, um equivalente mais fácil de jogos como The Sims. Você começa comprando um pacote de viagem para uma ilha deserta, armado apenas com uma barraca e algumas ferramentas básicas para cuidar da terra.
Embora haja um enredo básico a seguir, o que você faz em sua recém-descoberta vida virtual depende de você; entre outras coisas, você pode ir à caça de insetos, tentar pescar peixes raros e fascinantes, escavar fósseis, projetar sua casa, criar jardins elaborados, convidar amigos para conversar ou sentar e olhar o céu noturno, esperando uma estrela cadente passar por você.
Não há game over, nem chefe final: este é o seu pequeno mundo, para fazer o que quiser.
Em parte, é por isso que a New Horizons tem sido um sucesso estrondoso. Lançado no final de março, ele saiu em um momento em que estávamos todos confinados em nossas casas, incapazes de visitar nossos amigos e entes queridos, e geralmente nos sentindo como se estivéssemos perdendo o controle de nosso dia-a-dia .
Junto veio New Horizons, e ofereceu um santuário: uma ilha literalmente distante onde poderíamos escapar de nossas preocupações e impor um pouco de ordem em alguns pequenos aspectos de nossas vidas.
O game vendeu cinco milhões de cópias digitais no primeiro mês após seu lançamento, mais do que qualquer outro videogame na história. No início de maio, ele vendeu mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo - mais do que seu antecessor, New Leaf, vendido em seis anos.
Também não capturou apenas a imaginação de crianças e adolescentes - de acordo com a Nintendo, um dos principais dados demográficos dos jogadores são as pessoas na faixa dos 20 e 30 anos. E pelas estimativas da empresa, cerca de 40 por cento das vendas até o momento foram para jogadoras mulheres.
Teoria da auto-determinação
Não se trata apenas de tempo e "escapismo" - o New Horizons também atinge alguns botões psicológicos básicos. Uma das teorias mais influentes sobre a motivação humana é conhecida como Teoria da Autodeterminação.
Desenvolvida pela primeira vez na década de 1980 pelos psicólogos Edward Deci e Richard Ryan, a Teoria da Auto-determinação sugere que, embora alguns comportamentos sejam movidos por motivação externa (digamos, para ganhar uma recompensa como dinheiro ou elogio), outros são moldados por formas mais intrínsecas de motivação - isto é, fazemos algumas coisas simplesmente porque gostamos delas.
A motivação intrínseca é construída sobre as bases de três necessidades humanas básicas: autonomia, competência e relacionamento.
Autonomia se refere à necessidade de experimentar liberdade e escolha na atividade em que você está se engajando, e competência se refere à necessidade de ser bom nas atividades e exercer controle sobre elas. Relacionamento, sem surpresa, refere-se à nossa necessidade de estar conectado com outras pessoas.
O ponto central da Teoria da Auto-determinação é a ideia de que a motivação intrínseca é um fator subjacente fundamental para a maioria das formas de jogo - videogames incluídos. Desde o início dos anos 2000, muitas pesquisas mostraram que os videogames que satisfazem essas três necessidades básicas também tendem a ser os mais bem-sucedidos.
Se for um jogo intuitivo fácil de aprender e dominar, que lhe dá liberdade para fazer o que quiser e permite que você interaja e se conecte com outros jogadores de uma maneira significativa, então é provável que seja muito popular .
Animal Crossing: New Horizons, embora não seja perfeito (nenhum jogo é), preenche todas essas caixas.
É um jogo simples que não requer uma curva de aprendizado íngreme. Além disso, a maneira aberta como ele se desenrola significa que a maioria das atividades que você escolhe fazer, você o faz pelo valor intrínseco de fazer algo relaxante, positivo ou construtivo.
Você não precisa se preocupar com recompensas externas, como "subir de nível" no New Horizons; se você não quiser gastar seu tempo pescando, por exemplo, não terá um impacto negativo em sua experiência de jogo.
E com a capacidade de convidar amigos para sua ilha ou visitar as criações de outras pessoas, nos oferece uma maneira de ficar conectado quando outros métodos não estão disponíveis para nós.
Então, por que Animal Crossing é tão popular agora? Não há nenhum segredo especial. Tudo se resume ao fato de que é um jogo cuidadosamente elaborado, projetado para ser uma experiência relaxante, social e imaginativa, que aconteceu exatamente no momento em que mais precisávamos.
Fonte: Science Focus
Comentários
Postar um comentário