Conheça Syphon Filter

Syphon Filter trata-se de um jogo de tiro em terceira pessoa para o PlayStation desenvolvido pela Eidetic e lançado em 1999. O game traz como protagonista o agente Gabriel Logan, o qual entra em missões que devem ser cumpridas agindo sorrateiramente ou utilizando um interessante arsenal de armas.


O desenvolvimento do Syphon Filter começou com a intenção de criar um novo gênero híbrido de "super-espião" que contivesse elementos de ação furtiva e resolução de quebra-cabeças. O jogo quase foi cancelado várias vezes durante o desenvolvimento, uma vez que a desenvolvedora enfrentou muitas dificuldades devido à falta de inspiração e à sua inexperiência na criação de games. Apesar das dificuldades iniciais enfrentadas, Syphon Filter foi recebido com críticas positivas após o lançamento, principalmente em relação a sua inovação e trama imersiva.

O gameplay é apresentado em uma perspectiva de terceira pessoa, em que o jogador pode se mover livremente no espaço tridimensional e girar a câmera em qualquer direção. O canto superior esquerdo da interface mostra o status da armadura de Logan, um 'medidor de perigo' que sobe quando o jogador se envolve em inimigos através de combate, e uma trava de alvo. Um radar é exibido no canto inferior esquerdo da tela, que mostra a localização de vários objetos, incluindo unidades amigas, inimigos, captação de armas ou objetivos da missão.  A arma equipada é sempre exibida no canto inferior direito, com a contagem de munição. Dependendo da arma usada, a câmera mudará para o modo de primeira pessoa para auxiliar na mira.

O núcleo do gameplay é focado em táticas baseadas em stealth, que exigem que os inimigos sejam eliminados usando armas silenciadas ou outros ataques letais. No entanto, a maior parte do jogo é orientada para a ação, o que envolve Logan andando pelos níveis enquanto atira nos inimigos. O jogo acontece em uma grande variedade de locais, incluindo ruas estreitas de Washington D.C. a planícies abertas do Cazaquistão. Em algumas missões secretas, o jogo envolve vários quebra-cabeças. Alguns locais apresentam um ambiente de pouca luz, o que força o jogador a usar sua lanterna, apesar de suas desvantagens impostas durante as missões furtivas.

A equipe de desenvolvimento experimentou uma imensa dificuldade em criar o jogo, já que Garvin (Diretor Criativo) notou que havia "nenhum ou poucos jogos" dos quais a Eidetic poderia se inspirar. A maioria da equipe que desenvolveu o Syphon Filter tinha pouca experiência em fazer jogos de ação em terceira pessoa, o único game da Eidetic para um console era Bubsy 3D, lançado três anos antes para o PlayStation e famoso por ser criticamente considerado um dos piores jogos de todos os tempos. Apesar das dificuldades iniciais com o pessoal e falta de experiência, a Eidetic produziu um protótipo que envolveu um segmento de tiro subterrâneo. Garvin admitiu que a equipe "não sabia nada sobre a criação de shooters realistas em um mundo de espionagem", já que o jogo quase foi cancelado várias vezes durante o desenvolvimento porque a equipe estava perdendo prazos, renovando a mecânica e mudando a história. O enredo original do Syphon Filter foi concebido como uma abordagem orientada para a ficção científica e envolveu um grupo de cientistas seqüestrados que estavam sendo forçados a construir uma máquina do tempo por uma organização antagônica não especificada. A história mudou radicalmente quando John Garvin foi contratado para ser diretor de arte, mais tarde diretor de criação.


Syphon Filter foi considerado "aclamado pela crítica", de acordo com o agregador de reviews Metacritic. A revista Edge afirmou que, embora o jogo empreste elementos tanto do GoldenEye 007 quanto do Metal Gear Solid e que "a execução poderia ter sido melhor realizada, a Eidetic apresentou algumas idéias próprias, e isso ajuda muito no fornecimento da própria identidade ao jogo." A mistura de uma jogabilidade híbrida de ação furtiva foi elogiada pela maioria dos críticos. Doug Perry da IGN gostou da ação baseada em habilidade implementada que ele considerou "difícil de obter em um jogo PlayStation". Perry elogiou os detalhes do jogo e os gráficos avançados, mas criticou a baixa resolução e observou que a taxa de frames do jogo "não era perfeita".

Devido à sua popularidade, a Sony encomendou várias sequências e spin-offs para o jogo. Syphon Filter 2 foi lançado em 2000 com críticas populares, e outra sequência direta, Syphon Filter 3 foi lançado em 2001 com reviews mistos após o lançamento. Dois spin-offs foram lançados para o PlayStation Portable em 2006 e 2007; Syphon Filter: Dark Mirror e Syphon Filter: Logan's Shadow, respectivamente. Os dois spin-offs foram recebidos com críticas mistas, o que levou ao fim da série Syphon Filter em 2007.

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