O que aconteceu com Metroid Prime 4?

Recentemente a Nintendo anunciou que Metroid Prime 4 não atingiu o padrão de qualidade da empresa e seu desenvolvimento foi recomeçado do zero. A companhia também informou que está sempre buscando entregar os jogos com a melhor qualidade possível e que eles possuem o objetivo de atingir as expectativas dos fãs. A partir dessas informações muitas pessoas tem se questionado: o que aconteceu com Metroid Prime 4?

Development Hell

Ao que tudo indica o game estava sendo feito por diversos estúdios localizados em países diferentes. Alguns estúdios estavam dizendo que tudo estava indo muito bem, enquanto em outros o jogo estava basicamente pegando fogo.

Essa situação é conhecida popularmente como “Development Hell”, ou Inferno de Desenvolvimento. Isso ocorre quando um projeto está com sua produção travada e por algum motivo é muito difícil retomá-la .

O Development Hell pode acontecer por diversos motivos e em qualquer categoria: filmes, séries, músicas e outros. Com os video games, o progresso lento e a falta de recursos financeiros podem levar os desenvolvedores a concentrar seus esforços em outros lugares. Ocasionalmente, as partes concluídas de um jogo não atendem às expectativas, com os desenvolvedores subsequentemente escolhendo abandonar o projeto em vez de começar do zero. O fracasso comercial de um jogo lançado também pode resultar em atrasos ou cancelamentos de sequências em potencial.

Novos ares: Retro Studios

Falta de recursos financeiros não é o caso de Metroid Prime 4, afinal a Nintendo já anunciou que a Retro Studios assumiu o projeto. Esse estúdio foi responsável pela trilogia inicial de Metroid Prime e agora possui o objetivo de atingir as expectativas dos fãs com essa nova sequência.

Retro Studios é uma desenvolvedora de jogos de Austin, no Texas. A empresa foi fundada em Outubro de 1998 pelo veterano de videogames Jeff Spangenberg depois de deixar Acclaim Entertainment, como um estúdio independente de fazer jogos exclusivamente para a Nintendo. O estúdio começou com quatro projetos do Nintendo GameCube que tiveram um desenvolvimento caótico e improdutivo, que não impressionou o produtor da Nintendo, Shigeru Miyamoto. Porém, ele sugeriu a eles para criar um novo jogo da série Metroid. Consequentemente, os quatro jogos em desenvolvimento foram cancelados assim Retro poderia se concentrar apenas em Metroid Prime, que foi lançado para o GameCube em 2002

A Retro Studios já trabalhou em: Metroid Prime, Metroid Prime 2, Metroid Prime 3, Donkey Kong Country Returns e Donkey Kong Country Tropical Freeze. Ao que tudo indica, se trata da melhor empresa para cuidar do novo jogo que, obviamente, deve demorar para ser lançado.

Comentários