Você conhece Sonic X-treme?

Sonic X-treme seria um jogo de plataforma da série Sonic the Hedgehog desenvolvido pela Sega. Inicialmento o game foi considerado para o Mega Drive, passando para o Sega 32X até acabar sendo planejado para o Sega Saturn, com o lançamento previsto para o Natal do ano de 1996.

O jogo foi cancelado após vários problemas durante a fase de desenvolvimento. Se fosse finalizado, teria sido o primeiro jogo de Sonic totalmente 3D e o primeiro jogo do mascote da Sega lançado para o console Saturn. O game tinha o grande desafio de expandir a tradicional fórmula de Sonic, então cada nível foi projetado em formato de cilindro, o personagem seria capaz de andar pelas paredes, mudando assim a direção da gravidade e da rotação do próprio nível. Para que o jogador tivesse uma melhor visão do cenário foi adicionada uma câmera incomum baseada em lente olho de peixe.


Ao que tudo indica, em certo de desenvolvimento, havia uma possibilidade de quatro personagens jogáveis: Sonic, Tails, Knuckles e Tiara Boobowski, cada um com jogabilidade própria. Knuckles e Tiara teriam, respectivamente, níveis tradicionais em perspectiva aérea e side-scroling. Sonic teria níveis com visão olho de peixe e Tails um modo de voo em primeira pessoa. No que se refere ao enredo, haviam muitas histórias em consideração devido a constante mudança de plataforma. Uma das mais consideradas envolveu um personagem chamado Professor Gazebo Boobowsku e sua filha, Tiara, que são os guardiões dos seis Anéis mágicos da Ordem. Ambos temem que o Dr. Robotnik esteja com os seis anéis e chamam Sonic para recuperá-los antes que o vilão tenha a posse. Dr. Robotnik acaba sequestrando Gazebo após este pedir a ajuda de Sonic. O mascote da Sega ficaria com a missão de salvar Gazebo e recuperar o aneís.

O famigerado game estava previsto para ser lançado no natal de 1996 para concorrer com Super Mario 64 e Crash Bandicoot. Entretanto, em Agosto o programador principal Chris Senn ficou muito doente e disse que não tinha mais condições de trabalhar no projeto. Então a equipe desistiu, deixou o jogo de lado e ao invés de Sonic X-treme, foi lançado um port de Sonic 3D Blast para o Saturn. Desde então, a desenvolvedora nunca mais mencionou o nome do jogo em nenhuma entrevista e o projeto foi caindo no esquecimento com o passar dos anos. Porém alguns dizem que esse game teria influenciado Sonic Lost World, lançado em 2013.


"Numa atitude que pode chocar muitos na indústria do game, a SEGA resolveu "enlatar" o jogo Sonic X-treme do Saturn. O jogo, que seria lançado mais tarde esse ano, foi adiado indefinidamente. Evidentemente o jogo, que estava sendo feito nos EUA, estava sendo inspecionado por executivos da SEGA, que sentiam que o jogo não levantaria efetivamente o mercado de 32 bits. Obviamente, a reputação da SEGA ficaria ruim se o jogo fosse lançado, e não teria tanto sucesso quanto Mario 64 ou Crash Bandicoot. Logo, a empresa achou melhor não lançar o jogo." (Revista de nome e data desconhecida.)

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